Pesquisadoras do JUMA ganham o Prêmio Vladimir Magalhães da APRODAB!
- leticialima.ambiental
- 17 de jun.
- 1 min de leitura

É com alegria que informamos que as pesquisadoras do JUMA, Luciana Tse e Dayanna Gomes de Moura, tiveram seus trabalhos reconhecidos em importantes prêmios acadêmicos de Direito Ambiental, no Congresso do Magistério Superior de Direito Ambiental da APRODAB, nos anos de 2024 e 2025!
🎓 Luciana Tse foi a primeira colocada no Prêmio Vladimir Magalhães, na categoria Bacharelado/Pós-graduação lato sensu, durante o 22º Congresso do Magistério Superior de Direito Ambiental da APRODAB (set/2024). Seu artigo, “Litigância Climática contra Empresas no Brasil: Características e Perspectivas”, analisa 87 casos da Plataforma de Litigância Climática no Brasil, apontando os contornos específicos da judicialização contra empresas e suas possibilidades de expansão como estratégia de proteção ao clima.
📚 Dayanna Gomes de Moura foi a primeira colocada no mesmo prêmio, na categoria Estudante de Graduação, durante o 23º Congresso do Magistério Superior de Direito Ambiental da APRODAB (maio/2025). Seu artigo, “O racismo ambiental na litigância climática brasileira”, tem como base a análise de 85 casos da Plataforma de Litigância Climática no Brasil, revela a invisibilização do racismo ambiental nas ações judiciais e propõe sua incorporação como ferramenta fundamental para o fortalecimento da justiça climática e do movimento antirracista.
Parabenizamos com orgulho as nossas pesquisadoras pelos trabalhos de excelência desenvolvidos no âmbito do JUMA! 🌱⚖️
Commenti